RIDER
DE SOM DA BANDA COLAPSO
|
Instrumento
|
Microfone
ou Direct Input (DI)
|
Mesa
do Monitor
(no palco)
|
Mesa
do PA (fora
do palco)
|
Canal
|
Periférico
|
Canal
|
Periférico
|
Bumbo
|
AKG
D-112
|
1
|
Compressor
/ Equalizador / Gate
|
1
|
Compressor
/ Equalizador / Gate
|
Caixa
|
Shure
57 Beta
|
2
|
Compressor
/ Gate
|
2
|
Compressor
/ Equalizador / Gate / Reverbe
|
Hi-hat
|
Shure
SM 81
|
3
|
Gate
|
3
|
Equalizador
/ Gate
|
Ton
1
|
Sennheiser
421
|
4
|
Gate
|
4
|
Compressor
/ Gate
|
Ton
2
|
Sennheiser
421
|
5
|
Gate
|
5
|
Compressor
/ Gate
|
Ton
3
|
Sennheiser
421
|
6
|
Gate
|
6
|
Compressor
/ Gate
|
Surdo
|
Sennheiser
421
|
7
|
Gate
|
7
|
Compressor
/ Gate
|
Over
1 - Pratos, Ambiência
|
Shure
SM 81
|
8
|
-
|
8
|
-
|
Over
2 - Pratos, Ambiência
|
Shure
SM 81
|
9
|
-
|
9
|
-
|
Baixo
|
Direct
Input (DI)
|
10
|
-
|
10
|
Compressor
|
Baixo
Acústico
|
Direct
Input (DI)
|
11
|
-
|
11
|
Compressor
|
Guitarra
Right
|
Shure
SM 57
|
12
|
-
|
12
|
-
|
Guitarra
Left
|
Shure
SM 57
|
13
|
-
|
13
|
-
|
Voz
Principal
|
Shure
SM 58 Beta Sem Fio
|
14
|
Compressor
|
14
|
Compressor
/ Equalizador / Reverbe
|
Voz
Back 1
|
Shure
SM 58
|
15
|
Compressor
|
15
|
Compressor
/ Reverbe
|
Voz
Back 2
|
Shure
SM 58
|
16
|
Compressor
|
16
|
Compressor
/ Reverbe
|
Voz
Back 3
|
Shure
SM 58
|
17
|
Compressor
|
17
|
Compressor
/ Reverbe
|
Guitarra
2
|
Shure
SM 57
|
18
|
-
|
18
|
-
|
Violão
|
Direct
Input (DI)
|
19
|
-
|
19
|
Compressor
/ Equalizador
|
Violão
12 cordas
|
Direct
Input (DI)
|
20
|
-
|
20
|
-
|
Teclado
Right
|
Direct
Input (DI)
|
21
|
-
|
21
|
-
|
Teclado
Left
|
Direct
Input (DI)
|
22
|
-
|
22
|
-
|
MD
1
|
Direct
Input (DI)
|
23
|
-
|
23
|
-
|
MD
2
|
Direct
Input (DI)
|
24
|
-
|
24
|
-
|
MD
3
|
Direct
Input (DI)
|
25
|
-
|
25
|
-
|
MD
4
|
Direct
Input (DI)
|
26
|
-
|
26
|
-
|
MD
5
|
Direct
Input (DI)
|
27
|
-
|
27
|
-
|
MD
6
|
Direct
Input (DI)
|
28
|
-
|
28
|
-
|
MD
7
|
Direct
Input (DI)
|
29
|
-
|
29
|
-
|
MD
8
|
Direct
Input (DI)
|
30
|
-
|
30
|
-
|
Voz
Principal Stand by
|
Shure
Beta 58
|
31
|
Compressor
|
31
|
Compressor
/ Equalizador / Reverbe
|
SPX
990/1000 Right
|
-
|
32
|
-
|
32
|
-
|
SPX
990/1000 Left
|
-
|
33
|
-
|
33
|
-
|
SPX
990/1000 Right
|
-
|
34
|
-
|
34
|
-
|
SPX
990/1000 Left
|
-
|
35
|
-
|
35
|
-
|
CD
Right
|
-
|
36
|
-
|
36
|
-
|
CD
Left
|
-
|
37
|
-
|
37
|
-
|
Canal
Reserva
|
-
|
38
|
-
|
38
|
-
|
Canal
Reserva
|
-
|
39
|
-
|
39
|
-
|
Canal
Reserva
|
-
|
40
|
-
|
40
|
-
|
Vamos
entender o Rider acima, utilizado pela Banda COLAPSO. Claro que para
o seu show ele deverá ser adaptado, de acordo com os músicos
e instrumentos que compõem a tua banda. A explicação
abaixo fará você ter condições para adaptar
de acordo com as suas necessidades.
Primeiro, observe que as mesas utilizadas acima (Mesa do Monitor e
Mesa do PA), tem 40 canais cada uma, sendo 37 canais utilizados e
3 são reservas. Quantos canais deverá ter a mesa do
seu rider? Depende, distribua todos os equipamentos e instrumentos
que compõem o som da sua banda e aí você terá
o número certo de canais que irá precisar.
Esse número de canais deverá ser fornecido para o Contratante
do Show para que ele providencie estas mesas, evitando-se o risco
de na hora do show a mesa não ter número suficiente
de canal e aí você ter que deixar desligado algum instrumento,
ou então, nem conseguir fazer o show, por este motivo.
Antes de detalhar o que está inserido, canal por canal, no
rider acima, vamos fazer uma leve introdução de como
ler e entender este rider.
- Nos canais 1 a 9, estão ligados os instrumentos que compõem
a Bateria. Observe que a bateria é toda microfonada
e observe também que cada instrumento é ligado a um
tipo diferente de microfone. Pelas características diferentes
destes equipamentos, o som fornecido por eles deve ser captado por
microfones diferentes.
- No canal 10 é ligado o Baixo, que é plugado
diretamente na mesa.
- No canal 11 é ligado o Baixo Acústico, utilizado
em algumas músicas da Banda.
- Uma Guitarra da banda é microfonada tipo stereo, sendo
que no amplificador desta guitarra são ligados dois microfones
(Right e Left). Neste caso ligamos estes microfones nos canais 12
e 13.
- A Voz Principal é ligada no canal 14. Observe que
o microfone utilizado pelo vocalista é do tipo sem fio. Para
se reproduzir efeitos na voz, este microfone é ligado a compressores,
equalizadores e reverbe.
- A banda possui 3 Backing Vocal, ligados nos canais 15, 16
e 17, respectivamente.
- A outra Guitarra não é microfonada de forma
stereo, sendo ligada apenas em um canal, no caso, canal 18.
- O Violão e o Violão de 12 Cordas, utilizado
em algumas músicas da Banda, são ligados em linha, diretamente
na mesa, nos canais 19 e 20, respectivamente.
- O Teclado é ligado de forma stereo, em linha, diretamente
na mesa, nos canais 21 e 22.
- Para reproduzir alguns sons gerados por computador que compõem
a gravação original da música, a Banda utiliza
um aparelho tipo MD 8 canais, digital, e em determinadas músicas
o som gravado nos MD´s é inserido na música tocada
pela Banda. Estes MD´s estão ligados nos canais 23, 24,
25, 26, 27, 28, 29 e 30. Algumas bandas utilizam fitas ADAT no lugar
dos MD´s.
- A voz principal da Banda é através de microfone sem
fio. Caso ocorra algum problema é prudente ter um microfone
reserva, sempre disponível. Desta forma este microfone reserva,
fica ligado no canal 31.
Importante efetuar também algumas considerações
sobre determinados equipamentos que são utilizados no palco
para a conexão dos instrumentos dos músicos com a mesa.
Medusa: É uma caixa de ligação com 12,
16, 24 ou 48 vias, com plug ou conector tipo "canon" e com
o mesmo número respectivo de saídas. A entrada da Medusa
possui conectores fêmea tipo "canon", e a saída
é feita através de cabo múltiplo e nas extremidades
desse cabo múltiplo, temos conector tipo macho "canon".
Na entrada da medusa você liga os instrumentos do palco e na
saída, através de cabo múltiplo, são ligados
estes instrumentos na Mesa do Monitor e Mesa do PA.
Desta forma, fica claro que os equipamentos de palco e os instrumentos
dos músicos, são ligados a mesa, ou através da
medusa ou através de caixas individuais de ligações
chamadas DI (direct input ou direct box). Os instrumentos
que são ligados no DI, dizemos que eles estão ligados
"em linha" com a mesa. Existem certos instrumentos específicos
que deverão ser ligados através do DI.
Normalmente ao se conectar um instrumento diretamente a uma mesa de
som, o som final não fica bom, podendo gerar ruídos.
O uso do DI, entre o instrumento e a mesa, compatibiliza o sinal do
instrumento, propiciando uma conexão adequada. Outra vantagem
do DI é evitar a degradação do sinal quando são
usados cabos muito longos. Por isso o DI deve estar localizado o mais
perto possível da fonte do sinal (instrumento).
Olhando o Rider acima, você observa que o baixo, o baixo acústico,
o violão, o violão de 12 cordas, o teclado e o MD, são
ligados em linha, ou seja, o cabo que sai do instrumento, passa antes
pelo direct input (DI), e depois vai para a mesa. Dizemos que eles
estão em linha com a mesa, pois não existe nenhum microfone
captando o som. Claro que tanto o violão como o violão
de 12 cordas, poderão ser microfonados também. Neste
caso, o microfone instalado nesses instrumentos iria para a medusa
e não para o DI. No nosso exemplo, estes instrumentos (violão
e violão de 12 cordas), estão ligados em linha.
De cara então, pelo rider acima, você observa que o palco
deverá ter disponível no mínimo 13 direct input,
ou seja, o Contratante deverá deixar disponibilizado no palco
esta quantidade mínima de DI. Observe que este equipamento
(o DI), fica no chão, é pequeno, quebra muito, dá
defeito, então é prudente que se você for utilizar
13 DI para o teu rider, que o Contratante disponibilize pelo menos
20 DI, para ter sempre DI reserva e evitar qualquer problema.
Microfones: São dispositivos que convertem as ondas
sonoras em um sinal elétrico variável, de intensidade
proporcional à intensidade das referidas ondas. Os microfones
a serem disponibilizados no palco estão descritos acima no
rider. Pelas características dos equipamentos utilizados, estes
microfones acabam sendo de tipos diferentes. Ou seja, o microfone
que capta o som do bumbo é diferente do microfone que capta
o som dos pratos e por aí vai. Importante também são
os conectores para se ligar estes microfones.
O ideal é que se empregue microfones e equipamentos balanceados.
Portanto os microfones de padrão profissional terão
três pinos em suas saídas destinados a receberem uma
fêmea XLR linha. O X do conector é o terra, L
é o Left e R é o Right. Este concetor tipo XLR
foi desenvolvido pela empresa Canon e hojé é comum dizermos
conector fêmea tipo "canon" ou conector macho tipo
"canon".
Geralmente os microfones profissionais são menos sujeitos a
interferências, pois utiliza cabo com 3 conectores (cabo balanceado)
onde dois conectores transmitem o mesmo sinal sonoro porém
com fases invertidas e um terceiro faz o papel de terra. A inversão
das fases elimina interferências recebidas pelo cabo em seu
trajeto: imaginando-se o sinal como uma onda, se uma interferência
é recebida no meio do trajeto no cabo, ela é recebida
igualmente pelos 2 cabos, acarretando por exemplo um acréscimo
na voltagem dos dois naquele ponto.
Porém, os sinais, que trafegam com fase invertida pelos cabos,
são invertidos novamente quando chegam no circuito eletrônico:
a interferência fica então como um acréscimo de
voltagem em um cabo e um decréscimo no outro, com mesma intensidade.
O circuito soma sempre a voltagem dos dois, o que acarreta um cancelamento
da interferência causada. Ao contrário, os sinais sonoros
não são afetados, pois simplesmente são invertidos
duas vezes.
Por outro lado, é importante que todos os equipamentos utilizados
no palco sejam balanceados para evitarem interferências e proverem
um nível ótimo de sinal. A inclusão de um componente
não balanceado num sistema, impedirá que este atinja
a faixa dinâmica desejada de 96 dB.
Equipamentos não balanceados acabam sendo empregados em estúdios
de garagem onde funcionam sem maiores problemas por estarem
a pouca distância das mesas de som e gravadores, minimizando
assim o potencial de perdas e interferências. No caso de um
show ao vivo, as distâncias são maiores e estes equipamentos
não balanceados não devem ser utilizados.
Mesa do Monitor e Mesa do PA, são mesas com determinado
número de canais suficientes para se conectar todos os equipamentos/instrumentos
que compõem o teu rider. A Mesa do Monitor fica no palco e
a Mesa do PA fica fora do palco. Nessas mesas temos também
equipamentos periféricos como Compressor, Equalizador, Gate
e Reverbe, que serão utilizados ou inseridos de acordo com
o que determinar o Rider, ou seja, nem todo equipamento ou instrumento
são ligados a periféricos.
Compressor, Equalizador, Gate e Reverbe são periféricos
normalmente instalados, tanto na mesa do monitor como na mesa do PA.
Estes periféricos funcionam quando "são inseridos"
no sinal proveniente do instrumento que se queira e precise utilizar
estes periféricos. Mais a frente vamos ver que se você
precisar de outros periféricos com mais efeitos, você
também pode utilizá-los. No caso, o rider que estamos
utilizando como modelo, já contempla estes periféricos
adicionais e que estão instalados nos canais 32, 33, 34 e 35,
e que serão explicados, mais adiante, como podem ser utilizados
como acréscimos de multi-efeitos.
O Compressor, tem a função de comprimir o som, não
deixando "estourar". Esta compressão do sinal automaticamente
irá diminuir a faixa dinâmica, mas elevará o nível
médio o que as vezes pode ser necessário. O equalizador
estabelece os timbres dos graves, médios e agudos, equalizando
de forma harmônica o som. Forma harmônica é todo
som que ao ser ouvido não agride os tímpanos. O gate
corta as sobras do som, não deixando "climpar" e
associado ao reverbe, não deixa também o som reverberar.
Para melhor entendimento, a Mesa do Monitor (que fica no palco), em
síntese, enviará sinal para as caixas de som instaladas
no palco e que servirão de referência para os músicos
(é o que chamamos de som de retorno, ou som de monitor), e
a Mesa do PA, que fica fora do palco, será responsável,
em síntese, para o envio do som para as caixas de som do público.
Conclui-se então que nem sempre o som que sai nas caixas do
monitor (para os músicos) é o mesmo que sai na caixa
do PA (para o público), isto porque o público ouve o
som completo da banda, de uma certa forma "mixado" pela
mesa do PA, e os músicos ouvem apenas determinados sons específicos
que ele escolhe ouvir.
Como é isto? Normalmente o vocalista quer ouvir a sua voz e
neste caso, na sua caixa de retorno, ou caixa de monitor, é
colocado de forma mais acentuada o som da voz do vocalista. Normalmente
o baixista quer escutar mais o som do bumbo (é o que chamamos
de pedal do bumbo), e neste caso é colocado na sua caixa de
retorno ou caixa de monitor, de forma mais acentuada, o som proveniente
do bumbo. Claro que na caixa de monitor do vocalista não existe
apenas a voz dele como retorno e nem na caixa de monitor do baixista
não existe apenas o som do pedal do bumbo.
Esta é uma opção individual de cada músico.
Por isso é importante a passagem de som (sound check). Nela,
cada músico opta se quer na sua caixa de monitor, mais ou menos
som de determinado instrumento. Por isso que é também
importante o Mapa de Palco, pois nele instalamos os equipamentos de
cada músico e a caixa de monitor específico.
Observe que o vocalista pode também tocar guitarra ou violão
e neste caso, ele poderá também querer ouvir na sua
caixa de retorno, o som desses instrumentos, o que normalmente acontece.
Este som de retorno é fornecido para o músico através
de caixas de som, normalmente instaladas no chão. São
aquelas caixas grandes que normalmente ficam "aos pés
do músico". Em alguns casos, dependendo da casa de shows,
este som de retorno é enviado ao músico em pontos colocados
diretamente no ouvido do músico, através dos "ears
fone".
Outro dado a ser destacado é que às vezes podemos suprimir
a mesa do monitor ficando apenas com a mesa do PA. Neste caso, o retorno
do som para os músicos virá obrigatoriamente da mesa
do PA.
OBS: PA significa Public Adress - Sistema de amplificação
de som para o público. É a mesa que será operada
pelo Técnico de Som, na hora do show.
Vamos entender o canal 1:
- No bumbo, instalar um microfone tipo AKG D-112. O cabo que
sair deste microfone, você liga na medusa. A saída da
medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo
que corresponder a esta entrada do microfone do bumbo você liga
no canal 1 da Mesa do Monitor (é a mesa que fica no palco).
Esta mesa possui uma saída correspondente a cada entrada, ou
seja, existe uma saída 1 correspondente a entrada 1. Nesta
saída 1 você liga um cabo e conecta na entrada 1 da Mesa
do PA (é a mesa que fica fora do palco).
Ainda para o sinal proveniente do bumbo e de acordo com o que consta
no rider, observe que na mesa do monitor, este sinal deverá
"receber ajustes" de um Compressor, de um Equalizador e
de um Gate. Da mesma maneira na mesa do PA, este sinal deverá
"receber ajustes" de um Compressor, de um Equalizador e
de um Gate.
Vamos entender o canal 2:
- Na caixa da bateria, instalar um microfone tipo Shure 57
BETA. O cabo que sair deste microfone, você liga na medusa.
A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste
cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do microfone
da caixa da bateria, você liga no canal 2 da mesa do monitor.
A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você
liga na entrada do canal 2 da mesa do PA.
Ainda de acordo com o rider, observe que este sinal proveniente da
caixa da bateria, você deve ligar nos periféricos compressor
e gate na mesa do monitor e nos periféricos compressor, equalizador,
gate e reverbe na mesa do PA.
Vamos entender o canal 3:
- No Hi-hat, instalar um microfone tipo Shure SM 81. O cabo
que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída
da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo
que corresponder a esta entrada do microfone da caixa, você
liga no canal 3 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor
correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal
3 da mesa do PA.
Ainda de acordo com o rider, observe que este sinal proveniente do
Hi-hat, você deve ligar no periférico gate na mesa do
monitor e nos periféricos equalizador e gate na mesa do PA.
Vamos entender o canal 4:
- No Ton 1, instalar um microfone tipo Sennheiser 421. O cabo
que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída
da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo
que corresponder a esta entrada do microfone do Ton 1, você
liga no canal 4 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor
correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal
4 da mesa do PA.
Ainda de acordo com o rider, observe que este sinal proveniente do
Ton 1, você deve ligar no periférico gate na mesa do
monitor e nos periféricos compressor e gate na mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para os canais
5, 6 e 7, que se referem ao Ton 2, Ton 3 e Surdo,
respectivamente.
Vamos entender o canal 8:
- No over 1, (que capta o sinal dos pratos e aquilo que chamamos
de "ambiência da bateria"), instalar um microfone
tipo Shure SM 81. O cabo que sair deste microfone, você liga
na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo.
O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do
microfone da caixa, você liga no canal 8 da mesa do monitor.
A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você
liga na entrada do canal 8 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum
periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na
mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para o canal 9,
que se refere ao over 2.
Vamos entender o canal 10:
- Neste canal está ligado o baixo, que é ligado
"em linha" na mesa, através do DI, ou seja, o cabo
proveniente do baixo não passa pela medusa, vai até
o direct input e do direct input, segue até o canal 10 da mesa
do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta
entrada, você liga na entrada do canal 10 da mesa do PA.
Ainda de acordo com o rider, observe que este sinal proveniente do
baixo, você deve ligar no periférico compressor na mesa
do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para o canal 11,
que se refere ao baixo acústico.
Vamos entender os canais 12 e 13:
- Nestes canais, a banda utiliza umas das guitarras microfonadas
em stéreo, ou seja, ela utiliza dois microfones do tipo Shure
SM 57, sendo um para o canal right, e outro microfone para o canal
left. Ou seja, o cabo sai do microfone do canal right, e é
ligado na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo.
O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada da
guitarra, você liga no canal 12 da mesa do monitor. A saída
da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga
na entrada do canal 12 da mesa do PA. Mesmo raciocínio deve
ser utilizado para o cabo do microfone do canal left desta guitarra.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum
periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na
mesa do PA. É comum o guitarrista utilizar pedaleiras próprias
que irão gerar os efeitos que ele precisar, ou seja, este é
um controle direto e único do guitarrista.
Vamos entender o canal 14:
- Neste canal está ligado o microfone da voz principal,
que pelo exemplo é um microfone tipo Shure SM 58 BETA, sem
fio. O cabo que sair deste microfone, você liga na medusa. A
saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste
cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do microfone
da voz principal, você liga no canal 14 da mesa do monitor.
A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você
liga na entrada do canal 14 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, o sinal proveniente do microfone
da voz principal, você deve ligar no periférico compressor
na mesa do monitor e nos periféricos compressor, equalizador
e reverbe na mesa do PA.
Vamos entender o canal 15:
- Neste canal está ligado o microfone da voz back 1,
que pelo exemplo é um microfone tipo Shure SM 58 BETA. O cabo
que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída
da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo
que corresponder a esta entrada do microfone da voz back 1, você
liga no canal 15 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor
correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal
15 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, o sinal proveniente do microfone
da voz back 1, você deve ligar no periférico compressor
na mesa do monitor e nos periféricos compressor e reverbe na
mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para os canais
16 e 17, que se referem a voz do back 2 e a voz do back
3, respectivamente.
Vamos entender o canal 18:
- Neste canal, a banda utiliza a outra guitarra microfonada
através de um microfone tipo Shure SM 57, que é ligado
na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo.
O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada da
guitarra, você liga no canal 18 da mesa do monitor. A saída
da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga
na entrada do canal 18 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum
periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na
mesa do PA. É comum o guitarrista utilizar pedaleiras próprias
que irão gerar os efeitos que ele precisar, ou seja, este é
um controle direto e único do guitarrista.
Vamos entender o canal 19:
- Neste canal está ligado o violão, que é
ligado "em linha" na mesa, através do DI, ou seja,
o cabo proveniente do violão não passa pela medusa,
vai até o direct input, e do direct input, segue até
o canal 19 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente
a esta entrada, você liga na entrada do canal 19 da mesa do
PA.
Ainda de acordo com o rider, observe que este sinal proveniente do
violão, você deve ligar nos periféricos compressor
e equalizador na mesa do PA.
Vamos entender o canal 20:
- Neste canal está ligado o violão de 12 cordas,
que é ligado "em linha" na mesa, através do
DI, ou seja, o cabo proveniente do violão não passa
pela medusa, vai até o direct input, e do direct input, segue
até o canal 20 da mesa do monitor. A saída da mesa do
monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada
do canal 20 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum
periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na
mesa do PA.
Vamos entender os canais 21 e 22:
- Nestes canais está o teclado, que é ligado
"em linha" na mesa, em forma de stereo, canal right e canal
left, através do DI e não passa pela medusa. O cabo
proveniente do canal right do teclado, vai até o direct input,
e do direct input, segue até o canal 21 da mesa do monitor.
A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você
liga na entrada do canal 21 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum
periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na
mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para o canal left
do teclado que é ligado no canal 22 da mesa do monitor e no
canal 22 da mesa do PA.
Vamos entender os canais 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30:
- Neste canal está o MD, que é ligado "em
linha" na mesa, através do DI e não passa pela
medusa. A banda utiliza sons pré-gravados como lopping, sequencer,
metais, etc, que em determinadas músicas, são inseridos
estes sons pré-gravados. Alguns músicos utilizam no
lugar do MD a fita Adat com esta mesma finalidade. Este MD utilizado
possui oito canais digitais, que são ligados nos canais 23
a 30, respectivamente. A forma de se efetuar esta ligaçaõ
é através do DI. O cabo do canal 1 do MD vai até
o direct input, e do direct input, segue até o canal 23 da
mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente
a esta entrada, você liga na entrada do canal 23 da mesa do
PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum
periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na
mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para os canais
2 a 8 do MD, que são ligados nos canais 24 a 30 da mesa de
monitor e da mesa do PA, respectivamente.
Vamos entender o canal 31:
- Neste canal está ligado o microfone reserva da voz principal,
que pelo exemplo é um microfone tipo Shure SM 58 BETA. O cabo
que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída
da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo
que corresponder a esta entrada do microfone da voz principal, você
liga no canal 31 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor
correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal
31 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, o sinal proveniente do microfone
da voz principal, você deve ligar no periférico compressor
na mesa do monitor e nos periféricos compressor, equalizador
e reverbe na mesa do PA.
O autor esclarece que é sempre recomendável para a voz
principal ter sempre disponível um microfone reserva e pronto
para ser utilizado, caso haja problemas no microfone principal.
Vamos entender os canais 32, 33, 34 e 35:
- Foi dito acima que o compressor, o equalizador, o gate e o reverbe,
são periféricos normalmente instalados, tanto na mesa
do monitor como na mesa do PA, e são utilizados normalmente,
de acordo com a indicação existente no rider. No entanto,
se você precisar de outros periféricos, com outros tipos
de efeitos, você irá precisar de um equipamento para
gerar estes multi-efeitos que poderão ser: delay, reverbe,
compressor, chorus, phase, flanger, etc, que poderão ser também
utilizados. Este equipamento utilizado no exemplo é um SPX,
que é ligado "em linha", através do DI.
O primeiro SPX é ligado na mesa do monitor, através
do DI, ou seja, o cabo proveniente do SPX não passa pela medusa,
vai até o direct input, e do direct input, segue até
o canal 32 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente
a esta entrada, você liga na entrada do canal 32 da mesa do
PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum
periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na
mesa do PA, isto porque este SPX já é um periférico
de multi-efeitos.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para outros SPX,
que são ligados nos canais 33 a 35 da mesa de monitor e da
mesa do PA, respectivamente.
Vamos entender os canais 36 e 37:
- Neste canal você liga um aparelho de CD para rolar
uma música ambiente antes ou depois do show. Desta forma os
cabos deste aparelho de CD, serão ligados nos canais 36 e 37
e a música tocada sairá no PA para o público.
OBS: Se a explicação acima, não foi plenamente
entendida pelo leitor, acredito que o desenho abaixo poderá
melhor sintetizar como é o esquema de montagem de um rider
de palco.
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