Esta página é parte integrante do site da Banda COLAPSO. Para conhecer o site da banda,
1 - Esquema simplificado para os instrumentos que são ligados através de microfones e da medusa.
De acordo com o rider acima, estes instrumentos são: bateria e guitarras.
2 - Esquema simplificado para os instrumentos que são ligados "em linha", através do DI (direct input).
De acordo com o rider acima, estes instrumentos são: baixo, violões, teclado e MD.
Esquema de ligação do Instrumento, com Microfone e Medusa
1 - Instrumento
2 - Microfone
3 - Cabo comum
4 - Medusa
5 - Cabo múltiplo
6 - Mesa do Monitor (fica no palco)
7 - Periféricos (equalizador, compressor, gate e reverbe)
8 - Caixas de som para os músicos (retorno)
9 - Cabo múltiplo
10 - Mesa do PA (fica fora do palco)
11 - Periféricos (equalizador, compressor, gate e reverbe)
12 - Caixas de som para o público
Esquema de ligação do Instrumento com DI (direct input)
1 - Instrumento
2 - Cabo comum
3 - DI (direct input ou direct box)
4 - Cabo comum
5 - Mesa do Monitor (fica no palco)
6 - Periféricos (equalizador, compressor, gate e reverbe)
7 - Caixas de som para os músicos (retorno)
8 - Cabo múltiplo
9 - Mesa do PA (fica fora do palco)
10 - Periféricos (equalizador, compressor, gate e reverbe)
11 - Caixas de som para o público
De tudo que foi dito acima, caso você tenha alguma informação ou sugestão que possa corrigir ou melhorar o texto acima, por favor envie um e-mail para o COLAPSO.
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RESUMO GERAL: Para que não haja dúvidas, vamos destacar abaixo quem fornece o quê, para a realização de um show ao vivo:
O que o Contratante do Show deve fornecer ou providenciar?
- Mesa com vários canais para o Monitor, com os periféricos compressor, equalizador, gate e reverbe;
- Mesa com vários canais para o PA, com os periféricos compressor, equalizador, gate e reverbe;
- Caixas de som para o público;
- Caixas de som para os músicos (retorno);
- Medusas, Microfones, Pedestais, DI´s, cabos, conectores, extensão AC;
- Palco com espaço suficiente para os equipamentos e músicos;
- Iluminação do palco;
- Hotel, Refeição, Transporte, Camarim, Segurança;
- Regularizações necessárias junto ao ECAD, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, Polícia Militar, ou qualquer outro órgão que se faça necessário;
- Disponibilizar no palco 02 amplificadores tipo Marshall JCM-900 com caixa 4x12", 1960 (para guitarra);
- Disponibilizar no palco 01 amplificador tipo GK-800 com caixa de 4x 10" e caixa de 1x15" (para baixo);
- Disponibilizar no palco 01 bateria completa Pearl ou Tama.
NOTA: Os amplificadores acima são necessários estarem disponíveis, pois a banda utiliza duas guitarras e um baixo, o que é o usual para a maioria das bandas. Os amplificadores das guitarras e dos baixos são grandes e pesados. Desta forma não justifica o músico ficar viajando como seu amplificador específico. E para que o Contratante não disponibilize um "amplificador qualquer" para o show, é bom destacar as características do amplificador que você pretenderá utilizar. A banda utiliza os amplificadores destacados acima e entendemos que estes amplificadores, se disponibilizados, atenderá com folga a qualquer banda. Da mesma forma, entendemos que o tipo de bateria indicado acima, também atenderá com folga a qualquer banda.
O que a banda fornece?
- Mapa de Palco;
- Rider de Som;
- Características do tipo de Hotel, Transporte, Camarim e da Iluminação do Palco (se tiver);
- Instrumentos individuais de cada músico, que normalmente são: Teclado, violões, guitarras e o baixo. Para a bateria, a banda fornece apenas a caixa, os pratos e o pedal do bumbo.




RIDER DE SOM DA BANDA COLAPSO
Instrumento
Microfone ou Direct Input (DI)
Mesa do Monitor (no palco)
Mesa do PA (fora do palco)
Canal
Periférico
Canal
Periférico
Bumbo
AKG D-112
1
Compressor / Equalizador / Gate
1
Compressor / Equalizador / Gate
Caixa
Shure 57 Beta
2
Compressor / Gate
2
Compressor / Equalizador / Gate / Reverbe
Hi-hat
Shure SM 81
3
Gate
3
Equalizador / Gate
Ton 1
Sennheiser 421
4
Gate
4
Compressor / Gate
Ton 2
Sennheiser 421
5
Gate
5
Compressor / Gate
Ton 3
Sennheiser 421
6
Gate
6
Compressor / Gate
Surdo
Sennheiser 421
7
Gate
7
Compressor / Gate
Over 1 - Pratos, Ambiência
Shure SM 81
8
-
8
-
Over 2 - Pratos, Ambiência
Shure SM 81
9
-
9
-
Baixo
Direct Input (DI)
10
-
10
Compressor
Baixo Acústico
Direct Input (DI)
11
-
11
Compressor
Guitarra Right
Shure SM 57
12
-
12
-
Guitarra Left
Shure SM 57
13
-
13
-
Voz Principal
Shure SM 58 Beta Sem Fio
14
Compressor
14
Compressor / Equalizador / Reverbe
Voz Back 1
Shure SM 58
15
Compressor
15
Compressor / Reverbe
Voz Back 2
Shure SM 58
16
Compressor
16
Compressor / Reverbe
Voz Back 3
Shure SM 58
17
Compressor
17
Compressor / Reverbe
Guitarra 2
Shure SM 57
18
-
18
-
Violão
Direct Input (DI)
19
-
19
Compressor / Equalizador
Violão 12 cordas
Direct Input (DI)
20
-
20
-
Teclado Right
Direct Input (DI)
21
-
21
-
Teclado Left
Direct Input (DI)
22
-
22
-
MD 1
Direct Input (DI)
23
-
23
-
MD 2
Direct Input (DI)
24
-
24
-
MD 3
Direct Input (DI)
25
-
25
-
MD 4
Direct Input (DI)
26
-
26
-
MD 5
Direct Input (DI)
27
-
27
-
MD 6
Direct Input (DI)
28
-
28
-
MD 7
Direct Input (DI)
29
-
29
-
MD 8
Direct Input (DI)
30
-
30
-
Voz Principal Stand by
Shure Beta 58
31
Compressor
31
Compressor / Equalizador / Reverbe
SPX 990/1000 Right
-
32
-
32
-
SPX 990/1000 Left
-
33
-
33
-
SPX 990/1000 Right
-
34
-
34
-
SPX 990/1000 Left
-
35
-
35
-
CD Right
-
36
-
36
-
CD Left
-
37
-
37
-
Canal Reserva
-
38
-
38
-
Canal Reserva
-
39
-
39
-
Canal Reserva
-
40
-
40
-

Vamos entender o Rider acima, utilizado pela Banda COLAPSO. Claro que para o seu show ele deverá ser adaptado, de acordo com os músicos e instrumentos que compõem a tua banda. A explicação abaixo fará você ter condições para adaptar de acordo com as suas necessidades.
Primeiro, observe que as mesas utilizadas acima (Mesa do Monitor e Mesa do PA), tem 40 canais cada uma, sendo 37 canais utilizados e 3 são reservas. Quantos canais deverá ter a mesa do seu rider? Depende, distribua todos os equipamentos e instrumentos que compõem o som da sua banda e aí você terá o número certo de canais que irá precisar.
Esse número de canais deverá ser fornecido para o Contratante do Show para que ele providencie estas mesas, evitando-se o risco de na hora do show a mesa não ter número suficiente de canal e aí você ter que deixar desligado algum instrumento, ou então, nem conseguir fazer o show, por este motivo.
Antes de detalhar o que está inserido, canal por canal, no rider acima, vamos fazer uma leve introdução de como ler e entender este rider.
- Nos canais 1 a 9, estão ligados os instrumentos que compõem a Bateria. Observe que a bateria é toda microfonada e observe também que cada instrumento é ligado a um tipo diferente de microfone. Pelas características diferentes destes equipamentos, o som fornecido por eles deve ser captado por microfones diferentes.
- No canal 10 é ligado o Baixo, que é plugado diretamente na mesa.
- No canal 11 é ligado o Baixo Acústico, utilizado em algumas músicas da Banda.
- Uma Guitarra da banda é microfonada tipo stereo, sendo que no amplificador desta guitarra são ligados dois microfones (Right e Left). Neste caso ligamos estes microfones nos canais 12 e 13.
- A Voz Principal é ligada no canal 14. Observe que o microfone utilizado pelo vocalista é do tipo sem fio. Para se reproduzir efeitos na voz, este microfone é ligado a compressores, equalizadores e reverbe.
- A banda possui 3 Backing Vocal, ligados nos canais 15, 16 e 17, respectivamente.
- A outra Guitarra não é microfonada de forma stereo, sendo ligada apenas em um canal, no caso, canal 18.
- O Violão e o Violão de 12 Cordas, utilizado em algumas músicas da Banda, são ligados em linha, diretamente na mesa, nos canais 19 e 20, respectivamente.
- O Teclado é ligado de forma stereo, em linha, diretamente na mesa, nos canais 21 e 22.
- Para reproduzir alguns sons gerados por computador que compõem a gravação original da música, a Banda utiliza um aparelho tipo MD 8 canais, digital, e em determinadas músicas o som gravado nos MD´s é inserido na música tocada pela Banda. Estes MD´s estão ligados nos canais 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30. Algumas bandas utilizam fitas ADAT no lugar dos MD´s.
- A voz principal da Banda é através de microfone sem fio. Caso ocorra algum problema é prudente ter um microfone reserva, sempre disponível. Desta forma este microfone reserva, fica ligado no canal 31.
Importante efetuar também algumas considerações sobre determinados equipamentos que são utilizados no palco para a conexão dos instrumentos dos músicos com a mesa.
Medusa: É uma caixa de ligação com 12, 16, 24 ou 48 vias, com plug ou conector tipo "canon" e com o mesmo número respectivo de saídas. A entrada da Medusa possui conectores fêmea tipo "canon", e a saída é feita através de cabo múltiplo e nas extremidades desse cabo múltiplo, temos conector tipo macho "canon". Na entrada da medusa você liga os instrumentos do palco e na saída, através de cabo múltiplo, são ligados estes instrumentos na Mesa do Monitor e Mesa do PA.
Desta forma, fica claro que os equipamentos de palco e os instrumentos dos músicos, são ligados a mesa, ou através da medusa ou através de caixas individuais de ligações chamadas DI (direct input ou direct box). Os instrumentos que são ligados no DI, dizemos que eles estão ligados "em linha" com a mesa. Existem certos instrumentos específicos que deverão ser ligados através do DI.
Normalmente ao se conectar um instrumento diretamente a uma mesa de som, o som final não fica bom, podendo gerar ruídos. O uso do DI, entre o instrumento e a mesa, compatibiliza o sinal do instrumento, propiciando uma conexão adequada. Outra vantagem do DI é evitar a degradação do sinal quando são usados cabos muito longos. Por isso o DI deve estar localizado o mais perto possível da fonte do sinal (instrumento).
Olhando o Rider acima, você observa que o baixo, o baixo acústico, o violão, o violão de 12 cordas, o teclado e o MD, são ligados em linha, ou seja, o cabo que sai do instrumento, passa antes pelo direct input (DI), e depois vai para a mesa. Dizemos que eles estão em linha com a mesa, pois não existe nenhum microfone captando o som. Claro que tanto o violão como o violão de 12 cordas, poderão ser microfonados também. Neste caso, o microfone instalado nesses instrumentos iria para a medusa e não para o DI. No nosso exemplo, estes instrumentos (violão e violão de 12 cordas), estão ligados em linha.
De cara então, pelo rider acima, você observa que o palco deverá ter disponível no mínimo 13 direct input, ou seja, o Contratante deverá deixar disponibilizado no palco esta quantidade mínima de DI. Observe que este equipamento (o DI), fica no chão, é pequeno, quebra muito, dá defeito, então é prudente que se você for utilizar 13 DI para o teu rider, que o Contratante disponibilize pelo menos 20 DI, para ter sempre DI reserva e evitar qualquer problema.
Microfones: São dispositivos que convertem as ondas sonoras em um sinal elétrico variável, de intensidade proporcional à intensidade das referidas ondas. Os microfones a serem disponibilizados no palco estão descritos acima no rider. Pelas características dos equipamentos utilizados, estes microfones acabam sendo de tipos diferentes. Ou seja, o microfone que capta o som do bumbo é diferente do microfone que capta o som dos pratos e por aí vai. Importante também são os conectores para se ligar estes microfones.
O ideal é que se empregue microfones e equipamentos balanceados. Portanto os microfones de padrão profissional terão três pinos em suas saídas destinados a receberem uma fêmea XLR linha. O X do conector é o terra, L é o Left e R é o Right. Este concetor tipo XLR foi desenvolvido pela empresa Canon e hojé é comum dizermos conector fêmea tipo "canon" ou conector macho tipo "canon".
Geralmente os microfones profissionais são menos sujeitos a interferências, pois utiliza cabo com 3 conectores (cabo balanceado) onde dois conectores transmitem o mesmo sinal sonoro porém com fases invertidas e um terceiro faz o papel de terra. A inversão das fases elimina interferências recebidas pelo cabo em seu trajeto: imaginando-se o sinal como uma onda, se uma interferência é recebida no meio do trajeto no cabo, ela é recebida igualmente pelos 2 cabos, acarretando por exemplo um acréscimo na voltagem dos dois naquele ponto.
Porém, os sinais, que trafegam com fase invertida pelos cabos, são invertidos novamente quando chegam no circuito eletrônico: a interferência fica então como um acréscimo de voltagem em um cabo e um decréscimo no outro, com mesma intensidade. O circuito soma sempre a voltagem dos dois, o que acarreta um cancelamento da interferência causada. Ao contrário, os sinais sonoros não são afetados, pois simplesmente são invertidos duas vezes.
Por outro lado, é importante que todos os equipamentos utilizados no palco sejam balanceados para evitarem interferências e proverem um nível ótimo de sinal. A inclusão de um componente não balanceado num sistema, impedirá que este atinja a faixa dinâmica desejada de 96 dB.
Equipamentos não balanceados acabam sendo empregados em estúdios de “garagem” onde funcionam sem maiores problemas por estarem a pouca distância das mesas de som e gravadores, minimizando assim o potencial de perdas e interferências. No caso de um show ao vivo, as distâncias são maiores e estes equipamentos não balanceados não devem ser utilizados.
Mesa do Monitor e Mesa do PA, são mesas com determinado número de canais suficientes para se conectar todos os equipamentos/instrumentos que compõem o teu rider. A Mesa do Monitor fica no palco e a Mesa do PA fica fora do palco. Nessas mesas temos também equipamentos periféricos como Compressor, Equalizador, Gate e Reverbe, que serão utilizados ou inseridos de acordo com o que determinar o Rider, ou seja, nem todo equipamento ou instrumento são ligados a periféricos.
Compressor, Equalizador, Gate e Reverbe são periféricos normalmente instalados, tanto na mesa do monitor como na mesa do PA. Estes periféricos funcionam quando "são inseridos" no sinal proveniente do instrumento que se queira e precise utilizar estes periféricos. Mais a frente vamos ver que se você precisar de outros periféricos com mais efeitos, você também pode utilizá-los. No caso, o rider que estamos utilizando como modelo, já contempla estes periféricos adicionais e que estão instalados nos canais 32, 33, 34 e 35, e que serão explicados, mais adiante, como podem ser utilizados como acréscimos de multi-efeitos.
O Compressor, tem a função de comprimir o som, não deixando "estourar". Esta compressão do sinal automaticamente irá diminuir a faixa dinâmica, mas elevará o nível médio o que as vezes pode ser necessário. O equalizador estabelece os timbres dos graves, médios e agudos, equalizando de forma harmônica o som. Forma harmônica é todo som que ao ser ouvido não agride os tímpanos. O gate corta as sobras do som, não deixando "climpar" e associado ao reverbe, não deixa também o som reverberar.
Para melhor entendimento, a Mesa do Monitor (que fica no palco), em síntese, enviará sinal para as caixas de som instaladas no palco e que servirão de referência para os músicos (é o que chamamos de som de retorno, ou som de monitor), e a Mesa do PA, que fica fora do palco, será responsável, em síntese, para o envio do som para as caixas de som do público.
Conclui-se então que nem sempre o som que sai nas caixas do monitor (para os músicos) é o mesmo que sai na caixa do PA (para o público), isto porque o público ouve o som completo da banda, de uma certa forma "mixado" pela mesa do PA, e os músicos ouvem apenas determinados sons específicos que ele escolhe ouvir.
Como é isto? Normalmente o vocalista quer ouvir a sua voz e neste caso, na sua caixa de retorno, ou caixa de monitor, é colocado de forma mais acentuada o som da voz do vocalista. Normalmente o baixista quer escutar mais o som do bumbo (é o que chamamos de pedal do bumbo), e neste caso é colocado na sua caixa de retorno ou caixa de monitor, de forma mais acentuada, o som proveniente do bumbo. Claro que na caixa de monitor do vocalista não existe apenas a voz dele como retorno e nem na caixa de monitor do baixista não existe apenas o som do pedal do bumbo.
Esta é uma opção individual de cada músico. Por isso é importante a passagem de som (sound check). Nela, cada músico opta se quer na sua caixa de monitor, mais ou menos som de determinado instrumento. Por isso que é também importante o Mapa de Palco, pois nele instalamos os equipamentos de cada músico e a caixa de monitor específico.
Observe que o vocalista pode também tocar guitarra ou violão e neste caso, ele poderá também querer ouvir na sua caixa de retorno, o som desses instrumentos, o que normalmente acontece. Este som de retorno é fornecido para o músico através de caixas de som, normalmente instaladas no chão. São aquelas caixas grandes que normalmente ficam "aos pés do músico". Em alguns casos, dependendo da casa de shows, este som de retorno é enviado ao músico em pontos colocados diretamente no ouvido do músico, através dos "ears fone".
Outro dado a ser destacado é que às vezes podemos suprimir a mesa do monitor ficando apenas com a mesa do PA. Neste caso, o retorno do som para os músicos virá obrigatoriamente da mesa do PA.
OBS:
PA significa Public Adress - Sistema de amplificação de som para o público. É a mesa que será operada pelo Técnico de Som, na hora do show.
Vamos entender o canal 1:
- No bumbo, instalar um microfone tipo AKG D-112. O cabo que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do microfone do bumbo você liga no canal 1 da Mesa do Monitor (é a mesa que fica no palco). Esta mesa possui uma saída correspondente a cada entrada, ou seja, existe uma saída 1 correspondente a entrada 1. Nesta saída 1 você liga um cabo e conecta na entrada 1 da Mesa do PA (é a mesa que fica fora do palco).
Ainda para o sinal proveniente do bumbo e de acordo com o que consta no rider, observe que na mesa do monitor, este sinal deverá "receber ajustes" de um Compressor, de um Equalizador e de um Gate. Da mesma maneira na mesa do PA, este sinal deverá "receber ajustes" de um Compressor, de um Equalizador e de um Gate.
Vamos entender o canal 2:
- Na caixa da bateria, instalar um microfone tipo Shure 57 BETA. O cabo que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do microfone da caixa da bateria, você liga no canal 2 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 2 da mesa do PA.
Ainda de acordo com o rider, observe que este sinal proveniente da caixa da bateria, você deve ligar nos periféricos compressor e gate na mesa do monitor e nos periféricos compressor, equalizador, gate e reverbe na mesa do PA.
Vamos entender o canal 3:
- No Hi-hat, instalar um microfone tipo Shure SM 81. O cabo que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do microfone da caixa, você liga no canal 3 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 3 da mesa do PA.
Ainda de acordo com o rider, observe que este sinal proveniente do Hi-hat, você deve ligar no periférico gate na mesa do monitor e nos periféricos equalizador e gate na mesa do PA.
Vamos entender o canal 4:
- No Ton 1, instalar um microfone tipo Sennheiser 421. O cabo que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do microfone do Ton 1, você liga no canal 4 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 4 da mesa do PA.
Ainda de acordo com o rider, observe que este sinal proveniente do Ton 1, você deve ligar no periférico gate na mesa do monitor e nos periféricos compressor e gate na mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para os canais 5, 6 e 7, que se referem ao Ton 2, Ton 3 e Surdo, respectivamente.
Vamos entender o canal 8:
- No over 1, (que capta o sinal dos pratos e aquilo que chamamos de "ambiência da bateria"), instalar um microfone tipo Shure SM 81. O cabo que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do microfone da caixa, você liga no canal 8 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 8 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para o canal 9, que se refere ao over 2.
Vamos entender o canal 10:
- Neste canal está ligado o baixo, que é ligado "em linha" na mesa, através do DI, ou seja, o cabo proveniente do baixo não passa pela medusa, vai até o direct input e do direct input, segue até o canal 10 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 10 da mesa do PA.
Ainda de acordo com o rider, observe que este sinal proveniente do baixo, você deve ligar no periférico compressor na mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para o canal 11, que se refere ao baixo acústico.
Vamos entender os canais 12 e 13:
- Nestes canais, a banda utiliza umas das guitarras microfonadas em stéreo, ou seja, ela utiliza dois microfones do tipo Shure SM 57, sendo um para o canal right, e outro microfone para o canal left. Ou seja, o cabo sai do microfone do canal right, e é ligado na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada da guitarra, você liga no canal 12 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 12 da mesa do PA. Mesmo raciocínio deve ser utilizado para o cabo do microfone do canal left desta guitarra.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na mesa do PA. É comum o guitarrista utilizar pedaleiras próprias que irão gerar os efeitos que ele precisar, ou seja, este é um controle direto e único do guitarrista.
Vamos entender o canal 14:
- Neste canal está ligado o microfone da voz principal, que pelo exemplo é um microfone tipo Shure SM 58 BETA, sem fio. O cabo que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do microfone da voz principal, você liga no canal 14 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 14 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, o sinal proveniente do microfone da voz principal, você deve ligar no periférico compressor na mesa do monitor e nos periféricos compressor, equalizador e reverbe na mesa do PA.
Vamos entender o canal 15:
- Neste canal está ligado o microfone da voz back 1, que pelo exemplo é um microfone tipo Shure SM 58 BETA. O cabo que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do microfone da voz back 1, você liga no canal 15 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 15 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, o sinal proveniente do microfone da voz back 1, você deve ligar no periférico compressor na mesa do monitor e nos periféricos compressor e reverbe na mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para os canais 16 e 17, que se referem a voz do back 2 e a voz do back 3, respectivamente.
Vamos entender o canal 18:
- Neste canal, a banda utiliza a outra guitarra microfonada através de um microfone tipo Shure SM 57, que é ligado na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada da guitarra, você liga no canal 18 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 18 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na mesa do PA. É comum o guitarrista utilizar pedaleiras próprias que irão gerar os efeitos que ele precisar, ou seja, este é um controle direto e único do guitarrista.

Vamos entender o canal 19:

- Neste canal está ligado o violão, que é ligado "em linha" na mesa, através do DI, ou seja, o cabo proveniente do violão não passa pela medusa, vai até o direct input, e do direct input, segue até o canal 19 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 19 da mesa do PA.
Ainda de acordo com o rider, observe que este sinal proveniente do violão, você deve ligar nos periféricos compressor e equalizador na mesa do PA.
Vamos entender o canal 20:
- Neste canal está ligado o violão de 12 cordas, que é ligado "em linha" na mesa, através do DI, ou seja, o cabo proveniente do violão não passa pela medusa, vai até o direct input, e do direct input, segue até o canal 20 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 20 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na mesa do PA.
Vamos entender os canais 21 e 22:
- Nestes canais está o teclado, que é ligado "em linha" na mesa, em forma de stereo, canal right e canal left, através do DI e não passa pela medusa. O cabo proveniente do canal right do teclado, vai até o direct input, e do direct input, segue até o canal 21 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 21 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para o canal left do teclado que é ligado no canal 22 da mesa do monitor e no canal 22 da mesa do PA.
Vamos entender os canais 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30:
- Neste canal está o MD, que é ligado "em linha" na mesa, através do DI e não passa pela medusa. A banda utiliza sons pré-gravados como lopping, sequencer, metais, etc, que em determinadas músicas, são inseridos estes sons pré-gravados. Alguns músicos utilizam no lugar do MD a fita Adat com esta mesma finalidade. Este MD utilizado possui oito canais digitais, que são ligados nos canais 23 a 30, respectivamente. A forma de se efetuar esta ligaçaõ é através do DI. O cabo do canal 1 do MD vai até o direct input, e do direct input, segue até o canal 23 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 23 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na mesa do PA.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para os canais 2 a 8 do MD, que são ligados nos canais 24 a 30 da mesa de monitor e da mesa do PA, respectivamente.
Vamos entender o canal 31:
- Neste canal está ligado o microfone reserva da voz principal, que pelo exemplo é um microfone tipo Shure SM 58 BETA. O cabo que sair deste microfone, você liga na medusa. A saída da medusa é um cabo múltiplo. O fio deste cabo múltiplo que corresponder a esta entrada do microfone da voz principal, você liga no canal 31 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 31 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, o sinal proveniente do microfone da voz principal, você deve ligar no periférico compressor na mesa do monitor e nos periféricos compressor, equalizador e reverbe na mesa do PA.
O autor esclarece que é sempre recomendável para a voz principal ter sempre disponível um microfone reserva e pronto para ser utilizado, caso haja problemas no microfone principal.
Vamos entender os canais 32, 33, 34 e 35:
- Foi dito acima que o compressor, o equalizador, o gate e o reverbe, são periféricos normalmente instalados, tanto na mesa do monitor como na mesa do PA, e são utilizados normalmente, de acordo com a indicação existente no rider. No entanto, se você precisar de outros periféricos, com outros tipos de efeitos, você irá precisar de um equipamento para gerar estes multi-efeitos que poderão ser: delay, reverbe, compressor, chorus, phase, flanger, etc, que poderão ser também utilizados. Este equipamento utilizado no exemplo é um SPX, que é ligado "em linha", através do DI.
O primeiro SPX é ligado na mesa do monitor, através do DI, ou seja, o cabo proveniente do SPX não passa pela medusa, vai até o direct input, e do direct input, segue até o canal 32 da mesa do monitor. A saída da mesa do monitor correspondente a esta entrada, você liga na entrada do canal 32 da mesa do PA.
Observe que de acordo com o rider, você não utiliza nenhum periférico para este sinal, nem na mesa do monitor e nem na mesa do PA, isto porque este SPX já é um periférico de multi-efeitos.
Raciocínio idêntico deve ser empregado para outros SPX, que são ligados nos canais 33 a 35 da mesa de monitor e da mesa do PA, respectivamente.
Vamos entender os canais 36 e 37:
- Neste canal você liga um aparelho de CD para rolar uma música ambiente antes ou depois do show. Desta forma os cabos deste aparelho de CD, serão ligados nos canais 36 e 37 e a música tocada sairá no PA para o público.
OBS: Se a explicação acima, não foi plenamente entendida pelo leitor, acredito que o desenho abaixo poderá melhor sintetizar como é o esquema de montagem de um rider de palco.