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A descrição básica constante no texto abaixo, foi retirada do Curso Integrado de Música da Musiarte (Rio de Janeiro), dirigida pelo músico e professor Isidoro Kutno. Quer conhecer o site da Musiarte? Clique aqui

Notação Musical: Os eventos que fazem parte de uma obra musical como as notas, o ritmo, a harmonia e outras informações, são representados por meio de sinais específicos.

Utilizamos sete nomes de alturas chamadas notas musicais: DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI

Para assinalar as diferentes alturas (notas), foi criado um sistema de cinco linhas chamado pentagrama ou pauta musical. No pentagrama podemos distribuir as notas tanto nas linhas quanto nos espaços entre as linhas.
Linhas Suplementares: É possível expandir o pentagrama com linhas suplementares, que podem ser colocadas acima ou abaixo do pentagrama, para que mais notas possam ser acrescentadas.
Clave: A clave, é um sinal colocado no início da pauta, que determina a extensão sonora de cada instrumento. Uma flauta por exemplo, difere da extensão de um contrabaixo.

Clave de Sol: É usada para vozes ou instrumentos de sons agudos: flauta, guitarra, violão, sax, violino, etc. Esta clave fixa a nota SOL, acima do DÓ central do piano, na segunda linha.
Clave de Fá: É usada para vozes ou instrumentos de sons graves: contrabaixo, violoncelo, trombone, tuba, etc. Esta clave fixa a nota FÁ, abaixo do DÓ central do piano, na quarta linha.
A clave de SOL e a clave de FÁ são as mais usadas por vários instrumentos. Neste caso é muito importante conhecer o nome das notas em ambas as claves.

Observe que os nomes das notas na clave de FÁ, correspondem aos nomes das notas na clave de SOL, apenas uma linha ou um espaço abaixo. É importante conhecer as notas do pentagrama, em qualquer clave, principalmente a clave de SOL e a clave de FÁ. O autor esclarece também que existe a clave de DÓ, mas esta é muito pouco usada na notação moderna.

Cifras: É um sistema no qual usamos letras do alfabeto para representar as notas musicais, muito usado em determinados países:

A=Lá.........B=Si.........C=Dó.........D=Ré.........E=Mi.........F=Fá.........G=Sol

A figura abaixo ilustra a localização das notas musicais nas claves de SOL e FÁ e as cifras correspondentes.

As cifras também são usadas para representar acordes (conjunto de notas tocadas simultaneamente).

Exercício: Veja abaixo as notas com os seus respectivos nomes, representadas nos pentagramas.

Notação Rítmica: Uma música sempre é construída sobre uma pulsação regular. Para representar a duração destas notas, existem figuras específicas. As figuras usadas na notação rítmica, complementam a notação das alturas, indicando o tempo que cada nota deve soar.

Figuras de Som: São sinais que representam o tempo de duração de uma nota.

Observe que a mínima possui uma haste. A semínima possui uma haste e tem a "cabeça da nota" em negrito. A colcheia e demais subdivisões, recebem além da haste um ou mais "ganchos" também chamados "colchetes". A haste pode ser colocada para cima ou para baixo dependendo do lugar que a nota ocupa no pentagrama.
A semibreve é uma figura escolhida para representar a duração "integral". A mínima corresponde à metade desta duração e a semínima corresponde à metade da metade, ou seja, ¼ da semibreve, e assim por diante.
Figuras de Silêncio: São sinais que representam o tempo de duração dos "silêncio", também chamadas de "pausas". Para cada figura de som existe uma figura de silêncio equivalente, com o mesmo nome precedido da palavra "pausa".

A pausa de semibreve (integral), é escrita sempre "sob a quarta linha", e a pausa de mínima "sobre a terceira linha", em qualquer clave. A pulsação de uma música, não é interrompida durante um silêncio. A duração destes silêncios é tão importante quanto a duração dos sons. Pausa em música mais do que ausência de som significa "presença de silêncio".

Travessão: Quando temos uma seqüência de figuras com ganchos, podemos ligá-las usando um "travessão" no lugar dos ganchos. De um modo geral o travessão é usado para organizar as figuras, em grupos pares.

Observe que fica mais fácil a notação das figuras com o uso do travessão. O travessão, deve ser colocado em ângulo, acompanhando o sentido da melodia (ascendente ou descendente), facilitando a leitura.

Valores e Relação: Os valores dos sinais não é absoluto. Apenas a "relação" entre as figuras é fixa. O valor representado por cada figura pode variar, de acordo com a figura escolhida para representar as "batidas" ou "pulsos" da música.
Pulso: Com muita freqüência, a semínima é escolhida para representar o valor de um "pulso". Neste caso a mínima corresponde a duração de dois pulsos e a semibreve a quatro pulsos.
O exemplo abaixo ilustra a relação entre algumas figuras quando a semínima representa um "pulso":

Assim o tempo de duração de uma mínima corresponde a duas semínimas (dois pulsos); o tempo de duração de uma semibreve corresponde a quatro semínimas (quatro pulsos) e assim por diante;o mesmo ocorrendo com as pausas.

Métrica: Quando dizemos que uma nota recebe dois pulsos, quatro pulsos, etc, não significa que todos os pulsos têm igual importância. A prática de enfatizar alguns pulsos estabelecendo padrões de ocorrência (a cada dois tempos, a cada três tempos, etc), é chama de "Acentuação Métrica".

Compasso: O compasso representa a unidade métrica da música. Existem vários tipos de diferentes de compasso e cada tipo estabelece uma acentuação métrica específica.
Barras de compasso: São linhas verticais colocadas no pentagrama, separando cada uma destas unidades métricas, indicando os compassos. As barras também podem ser duplas, quando se deseja separar um trecho musical, ou finalizar a música.

Tempos: Passaremos a utilizar a palavra "tempo" - sinônimo de pulso, para definir as partes em que estão divididos os compassos.
Classificação dos Compassos: Os compassos, de acordo com o número de tempos, podem ser:
Binário - 2 tempos
Ternário - 3 tempos
Quaternário - 4 tempos

Contagem dos Tempos: É fundamental, e difícil a princípio, manter e acompanhar a contagem dos tempos durante uma música. Para contar os tempos é necessário primeiro saber o tipo de métrica usado: binário, ternário ou quaternário.

Sinais Adicionais: Existem alguns sinais adicionais que interferem na duração e na execução das figuras de som e silêncio. Estes sinais permitem combinar figuras, ampliando as possibilidades rítmicas e organizando a notação musical.

Ligadura: O sinal de "ligadura" é usado para ligar duas ou mais notas de mesma altura (iguais). As notas ligadas por este sinal são tocadas sem interrupção, como se fossem uma única nota.

Ponto de Aumento: Um ponto colocado após uma figura de som ou uma pausa, aumenta a duração desta figura em metade de seu valor original. As figuras com ponto de aumento são chamadas pelo seu nome original seguido da palavra "pontuada", por exemplo: semínima pontuada, colcheia pontuada, pausa de semínima pontuada, etc.
Legato: É uma linha curva colocada abaixo ou acima de várias notas, indicando que todo o trecho onde estiver, deverá ser executado sem interrupção dos sons, o mais "ligado" possível, delimitando as frases musicais:
Staccato: É o posto do legato. Representado por um ponto sobre ou sob as notas, indicando que os sons são articulados e secos, tocados separadamente.
Acentos: São sinais que, provocando maior intensidade nos sons, fazem com que os mesmos se revelem sobre os demais. Em ordem crescente de intensidade, a acentuação proposta é indicada por:
Fermata: É um sinal que prolonga a duração das notas, sem um tempo determinado, dependendo da interpretação de cada um. Também usado para pausas:
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